Objetivos

Os objetivos deste modulo passam por proporcionar aos estrangeiros que queiram abrir uma atividade, ou uma empresa noutro país, as bases de formação para planear a sua atividade comercial tendo em consideração: o país anfitrião, as suas atitudes e competências, o contexto em que irão operar, o mercado de referência e as oportunidades disponíveis. Desenvolveremos neste módulo em mais detalhe alguns tópicos relacionados com o planeamento estratégico, capacidades de análise de mercado, grau de concorrência, questões de gestão e aspetos regulamentares. Tudo isto será desenvolvido a partir de uma ideia de negócio e da sua formalização, planeamento, desenvolvimento de um plano de negócios e potencial financiamento.

 

Conteúdos

Os objetivos deste módulo serão desenvolvidos de acordo com as seguintes unidades principais:

1. Reconhecimento do espírito empreendedor e respetivas competências – considera-se um empreendedor? Tem espírito empreendedor? Quais as competências que sente estarem em falta para se tornar um empreendedor? - desenvolvimento dos conteúdos por meio de testes (1 aula)
2. Tipos de empreendedorismo - lista dos principais tipos de empresas reconhecidas ao nível local, diversidade e funções de uma empresa de responsabilidade limitada, de uma sociedade, de uma cooperativa, etc. (1 aula)
3. Abrir um negócio é um processo desafiante que traz muitos pontos positivos, mas também muitas obrigações e é por isso que antes de iniciar é necessário no Empreendedorismo definir: oportunidades, requisitos prévios, motivação (1 aula)
4.  Geração de ideias de negócio – algumas dicas sobre como desenvolver a ideia e que a mesma corresponde às expectativas ou melhor ainda ao talento (1 aula)
5.

 Pesquisa de mercado – antes de desenvolver um plano de negócios em detalhe, o primeiro passo consiste em verificar o mercado no qual se deseja trabalhar, estará este pronto para a ideia que está em desenvolvimento, existem oportunidades de vendas, ou será melhor mudar para outra área ou país? Estará o mercado pronto para a sua ideia de negócio? (1 aula)

6. Escrever um plano de negócios – principais tópicos a considerar no desenvolvimento de um bom plano de negócios. Descrição, produtos / serviços, marketing, equipa necessária, plano financeiro (4 aulas)
7. Marketing – análise e identificação das principais empresas concorrentes, inovação em mercados e estratégias de desenvolvimento, comunicação, inovação e investigação contínua, preços (2 aulas)
8. Procedimentos formais para iniciar um negócio – registo, espaço empresa, banca (1 aula)
9. Administração financeira – leis e regulamentos – quais são as principais regras locais, impostos a pagar, contabilidade e orientações para mais informações relacionadas com o sector (1 aula)
10. Apoio e financiamento de uma startup – onde se dirigir, a quem perguntar, assessoria e consultoria (1 aula)
11. Dicas sobre como manter um negócio – quais são as principais regras e conselhos a ter em conta para manter uma empresa (1 aula)
12  Compromisso com a sustentabilidade, prática comercial – critérios de sustentabilidade, mobilidade, etc. (1 aula)

 

Metodologia

• Cara a cara
• Por auto-estudo – plataforma do projeto – links para material pertinente e para exercícios, testes, exercícios sobre o desenvolvimento de planos de negócios – exemplos de bons planos de negócios
• Frequência de aulas ministradas por professores de empreendedorismo
• Questionar ao nível local os escritórios mais relevantes: ex. câmara de comércio, órgãos regionais, comunidades locais, repartições de finanças, gabinetes de consultoria privados
• Role-playing
• Tutoriais em vídeo
• Vídeos do YouTube sobre como manter um negócio ativo

 

Evaluation form