Objetivos

Este módulo visa esclarecer o que é a participação cívica; A participação civil é essencial para um bom funcionamento da sociedade e central para alcançar padrões cada vez maiores de desenvolvimento social e humano. Todas as pessoas têm o poder de mudar o  seu mundo e o lugar onde vivem um pouco e, portanto, têm um modo de vida mais satisfatório, especialmente quando estão  num país anfitrião, como é o caso dos migrantes.
Pretende-se com este módulo que os migrantes conheçam o que é a participação cívica e outros conceitos que dizem respeito a esta área. Pretende-se que eles saibam o que é feito no país anfitrião e quais os passos a seguir para fazer parte de uma comunidade participativa. Pretende-se também que os migrantes conheçam a realidade económica / social / cultural da comunidade / região em que estão inseridos, a fim de nela participarem ativamente.

 

Conteúdos

Os seguintes tópicos ajudarão a saber mais sobre participação cívica:
-Voluntariado: existem muitas instituições no país que nos dão um trabalho gratificante em determinada área de nosso interesse e dentro de um raio de ação bastante semelhante à nossa realidade diária. É extremamente gratificante e enriquecedor, de um ponto de vista pessoal e social, poupar um pouco do nosso tempo para ajudar algo ou alguém que precisa do nosso apoio. Além da ajuda direta, também temos esses atos para adquirir experiência neste tópico, algo que nos permite exercer os nossos direitos e deveres de uma forma muito mais consciente. Essas experiências podem, por exemplo, levar a demandas políticas que não existiriam se não tivéssemos conhecimento do problema e da solução. Para aqueles que são migrantes pode ser uma ponte para a integração no país anfitrião e se sentir mais satisfeito.

2) Participação em atividades comunitárias - (2 aulas)
- Em certas localidades, por vezes, existem instituições que trabalham para a comunidade, criando mecanismos de resposta às necessidades existentes. Elas podem trabalhar em áreas muito diferentes, como ambiente, educação, cultura, saúde, assistência social, lazer, advocacia, cidadania e podem abranger diferentes públicos: crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, grupos minoritários . (Por exemplo, Re-Food 4 Good Association estão encarregadas de recolher sobras de cafés e restaurantes e distribuir para aqueles que não têm comida para colocar sobre a mesa, ajudando a conter a desnutrição em muitas famílias, por exemplo, na cidade de Vila Nova de  Famalicão,  existe um Projeto de Educação Parental do Conselho - com as escolas que compõem a Rede Local de Educação e Treinamento do Conselho, com o objetivo de apoiar os pais para responder aos desafios que enfrentam e fornecer-lhes contextos que promovam pais positivos). A participação dos migrantes neste tipo de atividade dentro da comunidade onde vivem, seria uma maneira, entre outras, de se sentirem mais integrados e realizados

5) Programas financiados (2 aulas)
- Existem algumas organizações cuja missão é fornecer informações, facilitar a interação entre agentes regionais para incentivar o investimento em território.
Tem um componente operacional com a responsabilidade de assessorar e prestar apoio a potenciais promotores; participa ativamente na promoção de informações sobre os múltiplos programas financeiros de génese nacional, comunitária e internacional e estimula a atração de investimento regional. Existem várias iniciativas comunitárias, com diferentes áreas temáticas e aplicações específicas (por exemplo, Emprego e Direitos Sociais: EaSI: é um instrumento de financiamento a nível da UE para a prestação de apoio especial a grupos vulneráveis (por exemplo, a população jovem); Promoção da igualdade de género, luta contra a discriminação, promoção da qualidade e sustentabilidade do emprego, proteção social adequada e decente, luta contra o desemprego de longa duração e combate à pobreza e à exclusão social.

Metodologia

A metodologia proposta a ser utilizada, uma vez que o módulo ainda está a ser construído, pode sofrer mudanças significativas.
- Aulas de sala de aula (tópico 1,2,3,4,5,6);
- Plat-forms on-line (tópicos 1,2,3,4,5,6);
- Oficinas (tópicos 2,4,);
- Viagens / excursões de campo (tópicos 2,3,4,5);
- role-playing (tópicos 2, 3, 4).
- participar em atividades de grupo (2,3,4,5)

 

Evaluation form